Bollinger Bands
(Bandas de Bollinger)
O indicador Bandas de Bollinger (em homenagem a seu criador), reflete as mudanças atuais na volatilidade do mercado, confirma a tendência, adverte sobre a possibilidade de continuidade ou pausa na tendência, período de consolidação, crescimento na volatilidade para os rompimentos, assim como aponta para os mínimos e máximos locais.
O indicador tem três médias móveis:
Superior - média móvel simples de 20 períodos mais o desvio dos preços padrões em duas vezes.
Média - média móvel de 20 períodos simples.
Inferior - média móvel simples de 20 períodos menos o desvio dos preços padrões em duas vezes.
Com o aumento da distância entre a média móvel superior e inferior, quando aumenta a volatilidade, geralmente observa-se um movimento direcionado dos preços (tendência), que coincide com a direção da média móvel. Inversamente, quando a distância entre as médias móveis superior e inferior diminui, no período de diminuição da volatilidade, esperamos o desenvolvimento dos preços em um diapasão (movimento lateral).
A saída dos preços além dos limites superior ou inferior pode indicar a continuação da tendência (quando aumenta a volatilidade, e junto com ela a distância entre as bandas) ou sua reversão, no caso em que o movimento do preço inicial perdeu força. Em qualquer caso, cada um dos cenários deve ser confirmado pelos sinais de outros indicadores como o RSI, MACD e ADX.
Além disso, o cruzamento do preço com a média móvel inferior ou superior pode ser considerado como um sinal para a compra ou venda.
Cálculo:
A linha do meio (ML) é a média móvel simples:
ML = SUM [CLOSE, N]/N
A linha superior (TL) é a ML mais o desvio (D).
TL = ML + (D*StdDev)
A linha inferior (BL) é a ML menos o desvio (D).
BL = ML — (D*StdDev)
Onde:
N — quantidade de períodos utilizados nos cálculos;
SMA — média móvel simples;
StdDev — desvio padrão.


