Operar Divergência

A divergência pode ser vista comparando a ação do preço e do movimento de um indicador. Realmente não importa qual indicador você use. Você pode usar o RSI, MACD, Stochastic, CCI, etc.
Quando se negocia corretamente, as divergências podem ser consistentemente rentáveis. A melhor coisa sobre as divergências é que elas o ajudam a comprar perto do fundo e e a vender perto do topo. Isso faz com que o risco em suas transações sejam muito pequenos em relação à sua potencial recompensa.
Existem dois tipos de divergências: Regular e Oculta.
Divergência Regular
Uma divergência regular é usada como um possível sinal de inversão da tendência.
Se o preço está fazendo fundos descendentes (LL), mas o oscilador está fazendo fundos ascendentes (HL), esta é considerada uma divergência de alta regular de fundo.
Isso normalmente ocorre no final de uma tendência de baixa, como mostrado na figura, abaixo.
Agora, se o preço está fazendo topos ascendentes (HH), mas o oscilador faz topos descendentes (LH), então você tem uma divergência de baixa regular de topo. Este tipo de divergência pode ser encontrado em uma tendência de alta.
Divergência Oculta
Uma divergência oculta é usada como um possível sinal de continuação da tendência.
Se o preço está fazendo fundos ascendentes (HL), mas o oscilador está fazendo fundos descendentes (LL), esta é considerada uma divergência de alta oculta de fundo.
Por último, temos a divergência de baixa oculta de topo. Isso ocorre quando o preço faz topos descendentes (LH), mas o oscilador faz topos ascendentes (HH).
Tenha em mente que as divergências regulares sinalizam possíveis inversões de tendências enquanto a oculta sinaliza continuação da tendência.


