5 Dicas Para Você Criar Seu Planejamento Financeiro Pessoal


Planejamento financeiro é uma ferramenta de administração financeira que consiste no processo de organização financeira realizado através do reconhecimento da situação financeira atual, junto com a determinação dos objetivos onde se quer chegar, e o estudo de possíveis caminhos a serem utilizados para alcançar esses objetivos

Um planejamento financeiro bem elaborado é indispensável à vida das pessoas, pois possibilita saber, com antecedência que caminhos estão sendo trilhados, visando maximizar os resultados econômico-financeiros.

Planejar significa traçar um plano, programar, projetar. E o planejamento financeiro significa estabelecer e seguir uma estratégia, visando atingir objetivos. Essa estratégia pode ser voltada para curto, médio ou longo prazo.

1. Monte uma planilha

Você deve criar uma planilha de gastos e anotar tudo o que é comprado durante o mês. Não importa se o gasto é pequeno ou grande. A planilha pode ser considerada o fator mais importante para conseguir um planejamento financeiro. Adicione todas as suas despesas na planilha: aluguel, conta de luz, conta de água, supermercado, alimentação, educação, telefone etc.. Não deixe de anotar os pequenos gastos, como um picolé que você comprou na rua. Ao deixar esses pequenos gastos de fora, você pode estar subestimando despesas que pesam no final do mês.

2. Sempre que possível, pague à vista

Muitas vezes, as lojas dão desconto para pagamentos à vista. Sempre que esses descontos forem oferecidos, não deixe de aproveitar e compre produtos por preços menores. Dar preferência aos pagamentos à vista, além de proporcionar descontos, ajuda no planejamento financeiro pessoal por não criar parcelas a serem pagas em vários meses, aumentando as chances de endividamento.

3. Compre somente o que você Precisa

Crie uma lista de prioridades sobre o que precisa ser comprado. Ao se mudar para uma nova residência, por exemplo, crie uma lista com os itens mais importantes, os que podem esperar e reflita sobre os itens que não são necessários. Faça a lista e tome decisões apenas em casa. Os shoppings e lojas são cheias de armadilhas para estimular o seu consumo. É a mesma coisa que ir no supermercado com fome vendo toda aquela comida por todo lado.

4. Cartão de crédito? Só quando necessário!

O cartão de crédito deve ser usado com cuidado. Dessa forma, todos os seus benefícios podem ser aproveitados e ele se torna uma boa ferramenta de consumo e para o planejamento financeiro pessoal. Uma das vantagem do cartão de crédito é que você pode parcelar as suas compras em várias vezes. Isso acaba sendo vantajoso para lojas que não lhe dão desconto à vista e possibilitam que você compre a prazo em várias vezes sem juros. Algumas bandeiras de cartões também dão descontos em cinemas, shows, sala VIP etc.

5. Viva de Acordo com o seu Padrão de Vida e não o de Outros

Quantos por cento da sua renda você gasta com seu carro e outros bens? Uma coisa é alguém multimilionário ter um carro extremamente caro (porque aquilo corresponde a menos de 1% do dinheiro dele), outra coisa é alguém que compra um carro que não consegue bancar porque o carro consome 50% do salário desta pessoa.

________________________________________________________________________________


Home