Os Mitos do Consumo

O que são os mitos do consumo? É toda a questão das pessoas consumirem para se acharem melhores do que as outras, ou então, consumirem para se acharem bem sucedidas. Dr. Thomas Stanley, um dos pesquisadores mais conhecidos sobre o comportamento de milionários que publicou alguns livros sobre o assunto, em particular “O Milionário Mora ao Lado” e “Stop Acting Rich”, este último em português o título seria: Pare de Agir como Rico, entrevistou milhares de milionários norte-americanos.
Stanley descobriu que apenas as pessoas que querem passar a imagem de bem-sucedidas e que não são milionárias é que normalmente gastam dinheiro com itens de luxo. Por outro lado, existem o que ele chama de “milionários purpurina”, que são aqueles que realmente esbanjam e ganham a atenção da mídia, mas que eles são a minoria e normalmente são pessoas públicas, como atletas e artistas. E que muitas vezes precisam dessa atenção da mídia para suas carreiras. E isso faz todo o sentido. Se uma pessoa fica gastando todo seu dinheiro com itens supérfluos, ela nunca vai conseguir acumular patrimônio.
Porém, obviamente, a mídia reforça que para você ser bem sucedido, você, necessariamente, tem que ter um carro caro, que para você mostrar que você é rico, você tem que usar roupa de marca famosa, contudo, isto tudo é pura balela, ainda mais no Brasil de hoje, onde a segurança pessoal talvez seja a questão mais importante para todos os cidadãos, é muito raro um milionário de verdade ficar esbanjando e chamando a atenção. Normalmente, quem consume produtos caros, de luxo ou de marca, em geral são pessoas que não conseguiram sua independência financeira, ou seja, pessoas que não são ricas, e que na maioria das vezes só querem ostentar, mostrar uma coisa que não são.
Se você quer parar de gastar com supérfluos, é bom diminuir a frequência que você vai ao shopping com aquela sua amiga que só pensa em gastar dinheiro. Se você quer melhorar a sua vida financeira, é melhor diminuir a frequência com que você sai com aquele seu amigo que só sabe reclamar de dinheiro. E se você quer ter sucesso profissional e financeiro, procure relacionar-se com pessoas realmente bem sucedidas. Porém, tenha certeza de mudar sua mentalidade e ser uma pessoa positiva, que não vive se lamentando, que tem algo a acrescentar e que não quer se aproximar de pessoas só para “se aproveitar”. Do contrário você pode acabar na ponta oposta: a do grupo que as pessoas bem sucedidas evita se relacionar.
Fonte: OS MITOS DO DINHEIRO – GABRIEL TORRES
_________________________________________________________________________________


